Clique AQUI para voltar à viagem mais recente

Novidades na viagem de Julho 2009 ao Paraguai


Esta vez, a viagem foi para Salto del Guairá, Pedro Juan Caballero, Asunción, Ciudad del Este e Puerto Iguazu (Arg).

Muita coisa aconteceu nestes meses com respeito às lojas no Paraguai, a maior parte das novidades são muito boas, algumas, nem tanto. Algumas estão publicadas na última edição do nosso NEWSLETTER, A 'Lei dos Sacoleiros' e outras novidades do Paraguai

A primeira boa noticia é que o Presidente Lula decidiu aprovar a esperada 'Lei dos Sacoleiros', que permitirá legalizar muitas das operações de compra hoje realizadas no mercado informal (para não dizer simplesmente contrabando)

Com esta lei, será possível importar legalmente até R$ 110.000,00 (cento de dez mil reais) por ano por pessoa (ou empresa) do Paraguai, pagando um imposto único de 25%. Aparentemente, todos os produtos estarão incluídos neste esquema, mesmo eletrônicos e informática, mas como ainda falta definir muitos pontos na lei, pode ser que alguma coisa mude, e também é possível que demore muito tempo para a lei sair do papel. Só o tempo dirá.

Falando em importar do Paraguai, muita gente nos escreve para perguntar como comprar diretamente do Paraguai, indicando alguns sites que prometem entregar a mercadoria no Brasil, seja a través de compras pela internet, seja pelos correios, sem o pagamento de impostos.

Um aviso sobre isto: abram os olhos, a maior parte destes sites foi construído por gente (morando no Brasil) que deseja apenas roubar seu dinheiro. Eles não têm nada a ver com o Paraguai, são sites falsos, e pode ver mais detalhes aqui: Sites falsos de Lojas no Paraguai

Outra novidade, é que o Brasil irá usar um avião espia não tripulado para vigiar a fronteira. Este avião já está operando sobre o Lago de Itaipu, e pode ver os detalhes da façanha no NEWSLETTER acima citado.

Outra que também foi comentada no NEWSLETTER, a Policia Federal tinha fixado o dia 20 de Agosto de 2009 para começar a controlar rigorosamente a documentação das pessoas que atravessam a Ponte da Amizade, mas segundo o jornal ABC do Paraguai, esta medida foi suspensa por falta de infra-estrutura adequada http://www.abc.com.py/abc/nota/9090-Brasil-posterga-el-riguroso-control

Agora falemos da viagem: Em Salto del Guairá os compradores continuam chegando massivamente, e a boa noticia é que aquele horrível pedaço de estrada que une a alfândega brasileira com a aduana paraguaia (uns 2 Km.), finalmente foi consertado. Para os que não sabem, este trecho é conhecido como 'terra de ninguém', ou seja, nenhum dos dois países tem jurisdição sobre ele, e por esta razão nenhum pais queria gastar para reparar a estrada que nos dias de chuva ficava intransitável (nos dias de sol também). Agora parece que os próprios lojistas de Salto del Guairá decidiram gastar e consertar o tramo de estrada, que ficou 100% melhor.

O Shopping América está começando a atrair lojistas e compradores. Se quer conhece-lo melhor, assista este video



Aliás, vídeos é o que não faltaram nesta viagem. Temos vídeos de muitos dos maiores shoppings e lojas do Paraguai na nossa página www.meucat.com/videos.html. Muitas pessoas podem se surpreender pela qualidade e variedade que alguns shoppings oferecem, como por ex. o Shopping Mariscal Lopez e Shopping del Sol em Asunción, o shopping Vendôme e a Galeria Guarani dentro do Vendôme em Ciudad del Este. Todos estes vídeos (e muitos mais) estão na página citada.

Falando no Vendôme, ele foi ampliado quase ao dobro, e muitas lojas estão mudando para la, outras novas estão abrindo, e é provável que antes do fim do ano esteja com a maior parte dos locais ocupados. Esta nova seção terá também uma lanchonete do Mcdonalds, o que será bom para muitos turistas fans do fast-food, se bem que no quinto andar do Vendôme ha um excelente restaurante.

As obras da nova aduana paraguaia em Ciudad del Este continuam a todo vapor, mas ainda falta bastante para terminar. Da para ver que querem fazer uma passarela que vai diretamente por cima até a entrada do Shopping Del Este (para as pessoas que estão entrando em Ciudad del Este), pois o shopping está construído de tal forma, que hoje somente quem está saindo da cidade consegue chegar facilmente até ele. Se estão saindo, já gastaram todo seu dinheiro nas compras no centro, talvez por isto a necessidade de uma passarela.

Em Pedro Juan Caballero, a loja Studio Center concluiu seu novo prédio que pode ser apreciado num dos vídeos, mas de resto não se notam muitas construções novas como em Salto del Guairá. Um dos lugares mais dinâmicos é o terreno que circunda o Shopping China, pois ali já construíram um novo Maxi Hipermercado, uma grande revenda de Pneus, e agora também uma loja especializada em venda e instalação de som automotivo, tudo em torno do shopping. Pedro Juan continua atraindo muitos compradores, talvez por causa dos engarrafamentos na Ponte da Amizade.

Em Puerto Iguazu (Argentina) a vida continua naquele ritmo tranqüilo, com dúzias de mochileiros que chegam de todas partes do mundo para visitar as cataratas pelo lado argentino. Decidimos também mostrar um pouco do que se vende nas lojas desta bonita cidade argentina, conhecida pelas prendas de couro, pedras semi-preciosas, vinhos e queijos. Veja o video aqui mesmo:



Até a próxima!

Mig - webmaster


©MEUCAT 2001-2011 - Os direitos humanos deste site estão registrados no 7 Cartorio de Curitiba Contato
Sobre Nós Política de privacidade - WEB Desing by MEUCAT Enterprises Inc. Corp. - BRAZIL - TWITTER