Clique AQUI para voltar à viagem mais recente

NOVIDADES NA VIAGEM DE DEZEMBRO 2009 E JANEIRO 2010

Esta vez visitamos as cidades de Salto del Guairá, Pedro Juan, Ciudad del Este, Asunción e Encarnación. Em todos os lugares o calor estava muito forte, incluso na cidade de Encarnación, onde normalmente pela sua localização ao sul o clima costuma ser mais agradável, as altas temperaturas se fizeram sentir com força.

SALTO DEL GUAIRÁ

A primeira surpresa foi em Salto del Guairá, onde normalmente a entrada é tranqüila, mas desta vez percebi uma enorme fila de carros que começava já antes de Guaira (PR), se estendia pela ponte Airton Senna, e logo pela estrada interna até o Paraguai, totalizando uns 20 Km. A minha estimativa foi confirmada alguns dias depois por uma reportagem da TV Paranaense, que se deslocou até a cidade de Guaira para falar sobre o assunto.

Parece que é cada vez maior a quantidade de turistas e sacoleiros da região norte e central do Brasil que estão abandonando Foz do Iguaçu / Ciudad del Este, para ir até a (ainda) tranqüila dupla Guaira / Salto del Guairá. Esta tendência não passa despercebida para os grandes investidores da fronteira, e assim é possível ver hoje em Salto del Guairá muitos grandes shoppings e lojas abrindo suas portas a longo da Av. Paraguay, que percorre o centro da cidade de Salto del Guairá.

shopping Kristal Salto del Guairá Entre estes shoppings estão o Shopping América, já comentado nesta página, o novo Shopping China, inaugurado em Nov 2009, e do qual conseguimos este VIDEO, que mostra seu potencial, o shopping da casa NIPPON, com vários autoservices que também apresentamos em VIDEO, e ainda o grande shopping da loja QUEEN ANNE, que está em construção. Este conjunto de shoppings estão aprox. a 2 km do centro de Salto del Guairá, junto ao antigo shopping Salto, numa nova zona comercial em rápido crescimento (tão rápido alias que no mapa de satélite do Google esta região quase toda está coberta pela vegetação).

Assim, Salto del Guairá se projeta como um futuro centro comercial ao longo de uma avenida de aprox. 3 Km de extensão, que vai desde o centro da cidade até pouco mais do posto da Towers, e outro ponto comercial a 8 Km de distancia, em torno ao Shopping América, ao redor do qual estão surgindo novos empreendimentos.

Claramente se nota que a pequena Salto del Guairá não comporta um fluxo tão elevado de veículos, e que esta tranqüila vila está se transformando numa barulhenta cidade com engarrafamentos, buzinas e poeira por todo lado.

Outro novo shopping recentemente concluído e localizado bem no centro da cidade é o Kristal Shopping (foto).

PEDRO JUAN CABALLERO


Embora por aqui não exista a febre de construções que ha em Salto del Guairá, as estatísticas oficiais dizem que o comercio tem crescido 30% com respeito a anos anteriores, e isto pode ser notado pelo grande fluxo de pessoas que lotam as lojas do centro e no estacionamento do gigante Shopping China, sempre cheio de carros. Aliás, desta vez temos um bonito video que mostra os arredores e o interior deste shopping, que recentemente foi escolhido pelo DFNI em Fort Lauderdale (EEUU) como o melhor shopping de fronteiras do mundo. No video você vai entender a razão.

O centro da cidade continua quase igual, da mesma forma que sua irmã Ponta Porã, sem grandes mudanças na parte de construções.

ASUNCIÓN

Asunción também não apresenta grandes novidades no segmento de shoppings e lojas. A região perto do Shopping del Sol, especialmente nas avenidas San Martin e Aviadores del Chaco, continua crescendo a ritmo acelerado, já que o Hotel Sheraton, e um conjunto de novos hotéis no lugar, estão atraindo cada vez mais investimentos. Estas avenidas também estão se convertendo no centro financeiro da capital do Paraguay, desbancando o antigo centro histórico, que aliás, ainda continua sendo o melhor lugar para compra de eletrônicos e informática, nas galerias Central, Estrella e no Asunción Super Centro.

Também, as novas áreas comerciais que estão entre os shoppings del Sol, Mariscal Lopez e Carmelitas Center, detém agora os melhores pontos gastronômicos e os melhores hotéis da cidade. Leve isto em conta na próxima vez que viajar pra la.

ENCARNACIÓN

Esta cidade está sofrendo bastante com a elevação da cota no Rio Paraná, por causa da represa de Yacyreta com a Argentina. Esta represa tem um tamanho equivalente à Itaipu, e vai fazer subir o rio Paraná muitos metros acima do seu nível normal. Para evitar alagamento de extensas zonas agrícolas, a hidroelétrica está construindo barreiras com centenas de Km de extensão, para conter a água do rio. Estas barreiras estão chegando à conhecida Zona Baja (Zona Baixa) da cidade, onde estão situadas a maior parte das lojas de importados.

Por este motivo, a água está começando a inundar muitas ruas deste bairro, mas, por incrível que pareça, o pessoal simplesmente empilha sacos de areia nas calçadas e nas ruas para continuar se movimentando, e então as lojas continuam vendendo, os clientes continuam chegando e molhando os sapatos.

A empresa Yacyretá está construindo grandes centros comerciais perto da cabeceira da ponte Roque Gonzales (que liga Encarnación a Posadas - ARG), mas eles ainda não estão prontos (pelo menos até Jan 2010), e assim a situação continua complicada. Estes centros estão espalhados em vários núcleos distantes alguns km uns dos outros, por tanto é uma incógnita o futuro comercial para os turistas argentinos. Será que eles vão se sentir cômodos indo de aqui pra la procurando pelos produtos?. Esperamos que a situação logo normalize.

CIUDAD DEL ESTE

Chegamos a CDE no inicio de Janeiro, e foi uma surpresa comprovar o movimento de turistas e sacoleiros para esta época do ano. Pareceria que o pessoal continuava com a festa de Natal e Ano Novo nas compras.

Entre as novidades está o novo Shopping Bonita Kim, a 30 Mts da Casa China, sobre a Av. San Blas, bastante luxuoso e com um conceito um pouco diferente, já que tem as lojas normais contidas num espaço fechado, e nos corredores tem espaços de venda abertos, onde oferecem todo tipo de produtos importados. São três andares de lojas, e no quarto andar tem o autoservice America Kim. Este shopping foi inaugurado em Nov 2009, e já está com todos os espaços ocupados. Temos um VIDEO que mostra o interior do shopping.

Também fizemos um video da famosa Galeria Lai Lai, que todo mundo conhece por ser o centro de venda para produtos de informática no Paraguai. A arquitetura desta galeria é interessante de se ver, já que por fora não diz muito sobre a disposição das lojas no seu interior, que é formado por um grande espaço rodeado de corredores lotados de lojas e gente, e ainda com dois elevadores panorâmicos no interior para cobrir os 9 andares.

O pessoal espera terminar a nova aduana de CDE nos primeiros dias de Fevereiro, mas ninguém sabe ainda quais os tipos de controle na documentação de entrada e saída que esta aduana vai fazer.

Neste final deste ano pode se observar que os controles de fronteira, tanto da parte do Brasil quanto do Paraguai estiveram normais, isto é, sem asfixiar o fluxo de visitantes, e isto permitiu que o comercio em todas as regiões fosse beneficiado.

Até a proxima viagem

Novidades na viagem de Outubro 2009 ao Paraguai

Na capital, a galeria 'Asunción Super Centro' continua atraindo boas lojas no ramo da Informática, como esta da foto que logo estará no nosso catalogo:



Outra boa novidade em preços qualidade e bom atendimento, é a loja Araverá, localizada frente à conhecida Galeria Central. Esta loja recentemente abriu uma ampla filial no centro da capital, que é a que aparece na foto, onde achei os preços de eletrônicos e informática quase iguais aos de Ciudad del Este.

Saindo um pouco da parte de eletrônicos e informática, o Paraguai é um país dedicado á cria de gado, e tem várias lojas dedicadas a produtos de couro para tropeiros. O vídeo desta loja Casa Vera oferece uma idéia do que o pessoal fabrica por lá.

A loja fica perto da 'Plaza Uruguaya', no centro de Asunción, e também perto dali fica um lugar histórico, que é a antiga estação de ferro carril 'San Francisco', inaugurada em outubro de 1861 e integralmente preservada até hoje. Esta estação atrai turistas por ser uma das poucas construídas pelos ingleses no século XIX (uma das primeira na America do Sul), e que ainda mantém intacta a sua arquitetura. Temos um vídeo da estação AQUI

Nossa velha conhecida Ciudad del Este continua crescendo e atraindo turistas de todos os lugares. Parece que o pessoal não cansa de construir novos shoppings e galerias por lá, por exemplo, este novo da Bonita Kim, que está sendo levantado ao lado da Casa China (foto). O shopping tem 3 (ou 4?) andares de muito luxo, e quando visitei o lugar, as lojas ainda estavam sendo instaladas lá dentro. É provável que no fim do ano esteja operando a pleno vapor.



Outro local comercial que teve seu prédio renovado, é a loja Mini Mundo, que agora comporta também um mini-shopping com lojas de outras marcas (foto).



Também temos novos VIDEOS de lojas muito bem montadas e decoradas, algumas amplamente conhecidas pelos turistas e sacoleiros, como a Madrid Center, super completa em eletrônicos, a Chenson, com enorme estoque de bolsas e malas, Audiophone, especializada em video e fotografia, a Tuka Toy, com incrivel variedade de pelúcias, ursinhos e bonecos e a Mens Barcelona, dedicada á marca NIKE, com produtos esportivos.

É difícil descrever a variedade de produtos que estas lojas apresentam, por isto recomendo assistir os vídeos, que são bastante completos e podem surpreender o turista.

As festas de fim de ano se aproximam, e o Paraguai se prepara com tudo para receber a provável massa de compradores que vão invadir as lojas. Muitas que visitei já estão instalando enfeites de natal no seu interior. Para completar, nossas previsões sobre o dólar americano estão se verificando certas. Hoje o dólar está valendo apenas 1,74 R$, e me atrevo a dizer que no natal não vai passar de 1,60.

até a próxima viagem

Mig - webmaster

©MEUCAT Os direitos humanos deste site estão registrados no 7 Cartorio de Curitiba Contato
Sobre Nós Política de privacidade - WEB Desing by MEUCAT Enterprises Inc. Corp. - BRAZIL - TWITTER