Clique AQUI para voltar à viagem mais recente

Novidades na viagem de Abril 2009 ao Paraguai

Uma rápida visita ás cidades de Asunción e Ciudad del Este não revelaram grandes mudanças no referente ao comercio de fronteira. O valor do dólar americano, embora ainda alto (em torno de 2,30 R$) ficou mais estável, e os compradores continuam chegando até a fronteira em quantidade razoável.

CIUDAD DEL ESTE

A primeira novidade (ruim) acontece ao passar a Ponte da Amizade, pois estão construindo una NOVA ADUANA também em Ciudad del Este (a de Foz foi concluída ano passado), e os trabalhos de engenharia deixam a zona de acesso com a aparência de ter sofrido um bombardeio aéreo, com edifícios semi-derrubados, montanhas de escombros e buracos por todo lugar.

Tomara que este sacrifício sirva para melhorar o acesso pela ponte, pois com a inauguração do novo SHOPPING DEL ESTE, localizado ao lado da Aduana (mapa), o movimento de pessoas e veículos provavelmente será grande no futuro.

A crise financeira mundial parece que tem afetado alguns comércios de informática em Ciudad del Este, pois lojas de mediano porte como a ECS Computers e Inter-Space fecharam as portas, enquanto que outras abandonaram o centro para se instalar em shopping centers mais afastados. A maior parte destas lojas estava localizada no Shopping Vendôme, que agora apresenta muitas portas fechadas no seu interior. O interessante, é que o mesmo Shopping Vendôme está inaugurando uma nova extensão do local na quarteirão, oferecendo grande quantidade de novos locais para uso imediato.

Aliás, um dos grandes mistérios de Ciudad del Este é justamente este: como é que continuamente se constróem novas galerias e shopping centers, sendo que existem dúzias de enormes prédios bem localizados com os andares vazios e sem lojas?. Um exemplo é o shopping Cataratas, de grande porte e localização privilegiada, mas com quase todas suas portas fechadas no interior.

Outro exemplo é o enorme e bem localizado prédio da antiga loja 'Top Center', que permanece fechado ha vários anos, no meio do fervilhante comercio que acontece ao redor dele.

O microcosmos de Ciudad del Este é deveras intrigante, as leis do chamado 'capitalismo selvagem' se aplicam aqui com todo o rigor, e muitas das questões que para nós, simples mortais, não tem respostas, tal vez sejam obvias para os grandes comerciantes, importadores e empresários da fronteira. Aliás, 'empresário de fronteira' é um eufemismo bastante utilizado pela imprensa do Paraguai, quando querem se referir a alguém importante como 'contrabandista', mas sem citar nominalmente esta palavra.

Para compreender melhor o estranho e fascinante microcosmos chamado Ciudad del Este, capaz de despertar nas pessoas desde um 'ódio a primeira vista' até a paixão mais desenfreada espalhados por centenas de blogs e forums da internet, eu recomendo ler um livro chamado 'En las calles de Ciudad del Este - Una etnografia del comercio de frontera', de Fernando Rabossi, publicado pelo 'Centro de Estudios Antropologicos de la Universidad Católica' (www.ceaduc.uca.edu.py), o qual relata os primórdios da cidade, sua fundação e desenvolvimento sob o amparo do ex presidente (ditador?) Alfredo Stroessner, a luta dos ambulantes para ganhar espaços, e muitos detalhes da cidade que poucas pessoas conhecem a fundo.

Quem costuma visitar regularmente CDE, não poderá deixar de notar a grande quantidade de obras de infra-estrutura e saneamento que vem sendo realizadas nos últimos anos. Neste inicio de 2009 por exemplo, além da nova aduana, estão sendo derrubadas todas as galerias comerciais que existem no passeio central até a terceira passarela, e no seu lugar estão sendo construídas novos e modernos quiosques para os ambulantes. Esta tarefa não deve ser fácil, mas a atual 'intendenta' (que vem a ser a prefeita da cidade) Sandra Mc Leod, aparentemente está realizando um bom trabalho.

ASUNCIÓN

A capital do Paraguai é bastante mais tranqüila em termos de comercio para turistas. Uma das poucas novidades, é que a galeria 'Asunción Super Centro' está se convertendo num centro de vendas para produtos de informática. Algo assim como acontece com a galeria Lai Lai em CDE (alias, algumas lojas da galeria Lai Lai estão instaladas também aqui, como é o caso da PCTRONIC).

A localização deste shopping pode ver no mapa AQUI.

Vistas do interior e exterior do shopping Asunción Super Centro


Assim, no centro histórico da capital ficam agora as lojas de tecnologia, informática, celulares e games, visto que as conhecidas 'Galeria Central' e 'Galeria Estrella' estão a passos deste shopping.

Mas de qualquer forma, não se pode ocultar o fato de que o centro comercial da cidade está se deslocando rapidamente para a região onde ficam os grandes shoppings 'Mariscal Lopez', ou 'Villa Morra' , assim como bons hoteis e restaurantes.


©MEUCAT 2001-2011 - Os direitos humanos deste site estão registrados no 7 Cartorio de Curitiba Contato
Sobre Nós Política de privacidade - WEB Desing by MEUCAT Enterprises Inc. Corp. - BRAZIL - TWITTER