Novidades da viagem de fim de ano Dez 2010 e Jan 2011

As lojas e produtos no Paraguai continuam atraindo cada vez mais compradores do MERCOSUL, ao ponto que hoje não apenas ha engarrafamentos na conhecida Ponte da Amizade de Foz do Iguaçu, mas os quilométricos engarrafamentos de sacoleiros e turistas agora alcançam a ponte Ayrton Senna em Guaíra e a ponte Roque Gonzáles de Santa Cruz, que une a cidade paraguaia de Encarnación com Posadas (Arg) no sul.

Nos dias prévios ao Natal, a Ponte da Amizade tinha filas de vários km. que começavam no trevo que vai até Itaipu, enquanto que em Guaira a fila começava antes da ponte Ayrton Senna (com 4 Km. de extensão). Em Encarnación os engarrafamentos na ponte fizeram o controle alfandegário entrar em colapso na aduana paraguaia. Vale notar que em Encarnación os compradores são quase todos argentinos.

As causas destas migrações são a valorização das moedas do Brasil e Argentina perante o Dólar, moeda na qual os produtos do Paraguai são contabilizados; e a abertura de novos e mais confortáveis centros comerciais na fronteira do Paraguai.

Deve-se notar que o Paraguai teve o terceiro índice de crescimento econômico no mundo em 2010, com estonteantes 14,5 % , principalmente devido ao produtos agropecuários da soja e da carne. Isto fez com que muitos serviços importantes, agencias bancarias, hotéis e restaurantes, fossem abertos em cidades do interior e nas fronteiras. Alem do mais, o Paraguai está de olho numa fatia dos visitantes para a mundial de futebol no Brasil em 2014 e nas olimpíadas de 2016, razão pela qual muitos empresários paraguaios e estrangeiros estão investindo pesado no pais.

Vejamos em cada uma destas cidades o que tem acontecido nos últimos meses.

SALTO DEL GUAIRA

No fim de 2009 foi inaugurado o Shopping China, que tem agora 1 ano de vida, enquanto o Shopping América está com todos os espaços ocupados por lojas bem apresentadas. Além disto, o novo shopping Queen Anne está em fase final de conclusão, enquanto que o novo Shopping MERCOSUL, localizado atrás do antigo Shopping Salto, continua avançando rapidamente. Dizem que o MERCOSUL será o maior shopping da América Latina. No centro da cidade já está funcionando o recém concluído Shopping Krystal (ver fotos).

Shopping Krystal - Salto del Guaira Paraguai Shopping Queen Anne - Salto del Guaira Paraguai Shopping Mercosul - Salto del Guaira Paraguai

Ao mesmo tempo, perto do Shopping América estão sendo construídos outros dois novos shoppings (provavelmente serão chamados de Barcelona Center), localizados cada vez mais perto da aduana do Paraguai, de maneira que os compradores não tenham que deslocar até o centro da cidade (estes shoppings estão todos aprox. a 8 Km. do centro de Salto Del Guairá).

Alem destes, ha muitas salas menores em andamento, o que demonstra o interesse dos investidores em converter esta região num importante pólo comercial.

Salto Del Guairá tem se livrado (até agora) dos 'mesiteros', ou camelôs que ocupam as calçadas em lugares como Ciudad Del Este e Pedro Juan. Isto faz com que os turistas se sintam mais à vontade ao caminhar pelar ruas. Em compensação, o belo canteiro central arborizado da Avenida Paraguay está sendo transformado em estacionamento para carros, o que tira muito da beleza e comodidade que antigamente oferecia a cidade.

As tradicionais casas Queen Anne, Tower's e Paraná Import sempre estão lotadas de compradores, e agora a Bless Import abriu um novo e elegante local no centro (foto)

Bless Import - Salto del Guaira Paraguai

PEDRO JUAN CABALLERO

Em Pedro Juan não ha muitas novidades, embora a quantidade de turistas e compradores seja sempre muito grande. Aqui não se nota a febre de construções de Salto del Guairá, pois aparentemente os grandes centros como Shopping China, Maxi Hipermercado e Studio Center conseguem dar conta do recado. Também não vi no centro nenhum dos controles e barreiras que a imprensa tem mencionado nos últimos meses para separar as cidades de Pedro Juan e Ponta Porã. O trafego continua muito fluido entre as duas cidades.

CIUDAD DEL ESTE

Basta acompanhar os noticieros da TV para ver que CDE continua com o mesmo movimento frenético de sempre, mas desta vez decidimos sair do conhecido micro-centro dos sacoleiros, turistas e eletrônicos, para descobrir outra Ciudad del Este que fica a 4 Km do centro, num entroncamento que liga ás cidades de Hernandarias pro norte, e Puerto Franco pro sul. Neste lugar se concentram as revendas de carros, maquinaria agricola, equipamento eletrico e autopeças. Dizem que um video vale mais que mil palavras.

ASUNCIÓN

Na capital do Paraguai também ha uma febre de construções, e pelo que pude observar o padrão de qualidade dos novos prédios hoje está muito melhor, num nivel internacional. Não somente estão sendo construídos novos shoppings, mas também hotéis e centros gastronômicos, a tal ponto que o pais hoje sofre de uma falta crônica de cimento para construção, que mantém em constante atraso muitas das obras planejadas.

Perto da ponte 'Remanso' que une a capital Asunción com a Argentina atravessando o Rio Paraguay, foi inaugurado o luxuoso shopping 'Mariano Roque Alonso' (nome de um prócer da independência do Paraguai), provavelmente pensado para atrair os compradores do norte da Argentina.

Hoje a capital do Paraguai está engolindo as cidades satélites de San Lorenzo, Luque, Lambaré, Fernando de la Mora e Itá, conformando o que se denomina 'Grande Asunción', criando um centro de consumo de proporções consideráveis. Na cidade de San Lorenzo vai ser construído outro mega-shopping Center controlado pelo mesmo grupo do 'Carmelitas Center' (e com o mesmo padrão)

A região onde se localiza o 'Shopping del Sol' e o Hotel Sheraton (Av. Aviadores del Chaco), está se convertendo num pólo de hotéis, casas noturnas, apartamentos e luxuosos comércios, com edifícios sendo erguidos por toda parte, como se fosse uma mini-avenida paulista.

A capital do Paraguai também oferece muitas opções para lazer e vida noturna, principalmente na região do Yatch Club, Verandas, ou nos clubes exclusivos como o Centenario e o Deportivo Sajonia (na foto, piscina do Deportivo Sajonia com o Rio Paraguai ao fundo)

Club Deportivo de Puerto Sajonia - Asuncion Paraguay

ENCARNACIÓN

Eis aqui uma cidade com muitas novidades no que tange ao comercio.

Exatamente um ano atrás, quando visitei a 'zona baja' (zona baixa), as lojas estavam com a água nas calçadas pela suba do Rio Paraná, causado pela hidroelétrica Yacyretá.

Hoje, todas estas lojas se mudaram para o 'Novo Circuito Comercial', e estão conseguindo um êxito sem precedentes nas vendas e no tratamento aos visitantes, ao ponto de congestionar a ponte que liga a Posadas nos dias feriados.

Construções modernas e ruas limpas contrastam com a antiga zona baja, onde os velhos prédios e as ruas enlameadas afastavam os turistas.

Para encurtar, um vídeo da loja Serpyl no novo circuito comercial, e a boate ´Malibu´ no centro (fotos)

Serpyl Laboratorio Digital - Encarnacion Paraguay Malibu Casa Noturna - Encarnacion Paraguay



Até a proxima viagem

Mig - webmaster

Link para novidades em viagens anteriores

Julho 2010
Dezembro 2009
Julho 2009
Abril 2009
Dezembro 2008
Julho 2008
Dezenbro 2007
Outubro 2007
Julho 2007

©MEUCAT 2001-2011 - Os direitos humanos deste site estão registrados no 7 Cartorio de Curitiba Contato
Sobre Nós Política de privacidade - WEB Desing by MEUCAT Enterprises Inc. Corp. - BRAZIL - TWITTER