INFORMATICA E COMPUTADORES NO PARAGUAI

O que está procurando?:
Para melhores resultados, NÃO use plural nem 'de' 'com' etc.
NOTEBOOKS CELULARES PNEUS ROUPAS PERFUMES TENIS TABLETS PESCA
INFORMATICA ELETRÔNICOS FERRAMENTAS BRINQUEDOS MAGAZINES
ELETRODOMESTICOS
FACEBOOK TWITTER YOUTUBE


NOTEBOOKS

Notebooks
Compare preços
PROCESSADOR

CPU processador
Veja lojas e preços
GABINETES

Gabinetes
Compare preços
IMPRESSORAS

Impressora
Veja lojas e preços
MONITORES

Monitor
Veja lojas e preços
SPEAKERS

Speaker
Compare preços
PCMCIA

PCMCIA
Compare preços
MOUSES

Mouse
Compare preços
PEN DRIVES

Pen Drive
Compare preços
ROUTERS

Router
Compare preços
COOLERS

Cooler
Compare preços
TONERS

Toner
Compare preços


Nas principais lojas do Paraguai

ALBORADA
Alborada Paraguai
COMPUBRAS
Compubras Paraguai
INFOPRIME
Infoprime Paraguai
FORMOSA
Formosa Paraguai
NAVE
Nave Paraguai
MASTER
Master Paraguai


Guia para comprar PRODUTOS de INFORMATICA no Paraguai


O Paraguai ha tempos é reconhecido como centro distribuidor de produtos de informática para America Latina. Seu grande cliente é o Brasil, e em menor grau, a Argentina. Hoje este negocio não tem o vigor que tinha nos anos 1990, mas mesmo assim, continua atraindo legião de turistas e 'sacoleiros' até suas lojas e galerias.

O melhor lugar para comprar produtos de informática é Ciudad del Este, já que todos os grandes importadores estão aqui. Posteriormente os produtos são distribuídos para outras cidades da fronteira (Pedro Juan Caballero, Saltos del Guairá, Asunción e Encarnación). Por este motivo, os preços em outras cidades têm um pequeno incremento da ordem de 5% nos preços comparados a CDE. Os grandes importadores e atacadistas do Paraguai tem centros de compras em Miami (FL) nos Estados Unidos ou em Taiwan e Hong Kong na China.

As lojas de informática em Ciudad del Este se dividem entre:

a) as que vendem equipamentos completos para o usuário final (notebooks, desktops, impressoras, monitores)
b) as que vendem peças de reposição e partes, baterias para notebooks, teclados, mouses, periféricos
c) as que fazem assistência técnica e reparação

Entre os produtos de informática mais procurados estão tablets, motherboards, redes, placas de video, hubs, impressoras, scanners, CD e DVD drives, gabinetes, mouses, web-cams, memorias, pen drives, teclados, notebooks, telas e monitores, modems e speakers.

CIUDAD DEL ESTE


Aqui os produtos de informática estão concentrados numa pequena área conformada pela Galeria Lai Lai, Shopping Vendôme, Shopping Internacional e Shopping Hijazi, todos muito perto um do outro (mapa).

O melhor caminho é ir diretamente até a Galeria Lai Lai, pois aqui estão as grandes lojas como Master, PC Tronic, Sulamericana, Internet Computers, Alborada e muitas outras. Também aqui estão os mais sortidos revendedores de peças para notebooks e computadores como Nparts e Evolution Parts que oferecem baterias, teclados e telas para quase todos os modelos.

Na Lai Lai também ha varias lojas de assistência técnica como Jovem Informática, My Amigo e Victor Parts que realizam consertos e trocam partes das maquinas. De quebra, é possível conseguir quase todo tipo de software a preço "amigo", mas tem que perguntar bastante para chegar até ele. Geralmente o vendedor vai dizer "não vendemos isto aqui, mas conheço uma pessoa na rua que vende", então ele some e aparece 20 minutos depois com o CD na mão.

-

Saindo da Galeria Lai Lai, basta atravessar a rua Adrian Jara para chegar no Shopping Vendôme, e la dentro deve ir diretamente até a loja Compubras, que é referencia nacional e internacional para produtos de informática. Aqui também tem lojas muito boas como Infoprime, Advance e Flytec, assim como lojas de assistência e reparo a computadores e eletrônicos em geral.

Do Vendôme novamente basta atravessar a rua Ybate para chegar ao Shopping Internacional (mapa), onde tem a loja Nave Informática, e no segundo andar a Fastrax (filial CDE), e também muitas lojas para venda de partes e manutenção de notebooks como a Samy, ou lojas que vendem CDs e DVDs virgens.

No Shopping Hijazi (mapa) está a Roma Informática, uma grande importadora e revendedora com filiais nos outros shoppings através de nomes como Galáxia, Planeta Informática e Tecnologia Brasil que pertencem ao mesmo grupo.

Recomendo que na hora da compra pergunte pelo preço de equipamentos "refurbished" (recuperados) ou de segunda mão, já que muitas vezes ele vem como novo mas por uma fração do preço original, tudo vai depender do seu orçamento e prioridades.

Fora deste circuito, ha grandes lojas em galerias desconhecidas, como a Espanha Informática no edifício Itiban, que fica na saida de tras do Shopping Barcelona (mapa) sobre a rua Abay , PCIzzi que é uma grande atacadista de informática, e a High Computers no Shopping HWU (mapa). Também deve levar em conta que muitos produtos de informática, especialmente notebooks e tablets, são vendidos livremente em quase todas as lojas de eletrônicos do Paraguai, mas não com a sofisticação e preços encontrados nas lojas especializadas.

Algumas lojas de departamentos tem bom sortimento para informática, como é o caso da NaveShop ("irmã" da Nave Informática), o Shopping Corazón (mapa) e a MonaLisa. Muitas vezes você pode conseguir bons preços nestes lugares se conseguir um desconto pelo total, incluindo as outras compras.

Um segmento que pode lhe interessar é a venda de toners e recarga de cartuchos para impressoras. Ha muitas lojas que se dedicam a este serviço em Ciudad del Este, entre elas Techno American e Ink Park. Uma lista pode ver AQUI.

Varias lojas tem se registrado ultimamente para poder vender no regime de RTU (Regime de Tributação Unificado ou "Lei dos sacoleiros"), uma lista delas pode ver AQUI. Através deste regime, micro-empresas do Brasil podem importar legalmente peças e produtos de informática do Paraguai pagando um imposto menor, mas com certas limitações, como diz a página da Receita Federal AQUI. Entre estas limitações está a de comprar no maximo por R$ 110.000 ao ano dividido em 4 parcelas trimestrais.

Um detalhe importante quando for comprar produtos de informática, é o teste do equipamento. Todas as grandes lojas de informática têm um departamento de provas, onde o produto é testado ANTES de entregar ao cliente (e na frente dele). Por tanto, preste atenção neste momento para não esquecer um fio, um manual ou um CD de instalação ao sair da loja. Verifique que o Windows (TM) ou o Linux (TM) estão funcionando corretamente. Veja que a máquina está sendo embalada na caixa na sua frente, e somente então assine o documento de "entregue" que é devolvido para a loja.

Muitas vezes é possível re-configurar a máquina para atender às suas necessidades especificas. Solicite este tipo de serviço na hora que está discutindo o produto com algum dos promotores da loja ANTES de efetuar qualquer pagamento. Por exemplo, gostou do notebook, mas ele vem com Windows Vista e você prefere o XP, então combine com o vendedor/a que no departamento de testes eles irão fazer a troca do software. No momento da entrega verifique se o que você pediu está funcionando corretamente.

No que diz à devolução e troca de mercadorias com defeito, posso dizer que isto é efetuado sem problemas em 90% dos casos (sempre falando das grandes lojas de informática), mas para isto você tem que voltar à loja levando o comprovante de venda e o equipamento, ou seja, nova viagem ao Paraguai. Muitas lojas têm convenio com oficinas especializadas em grandes cidades do Brasil para efetuar reparos e cobrir a garantia, por isto é bom você se informar sobre endereços e telefones para garantia no Brasil quando estiver comprando o equipamento. Muitas marcas globais NÂO oferecem garantia no Brasil aos produtos comprados no Paraguai, isto quer dizer que se você compra por ex. uma impressora HP por lá, provavelmente não terá a garantia reconhecida no Brasil. Informe-se ao respeito na hora da compra, pois estas políticas mudam com o tempo.

Uma lista mais completa de lojas de informática em Ciudad del Este pode ver AQUI, e uma lista de lojas que fazem manutenção e assistência técnica AQUI.

PEDRO JUAN CABALLERO

Nesta cidade ha varias lojas de informática localizadas no centro, entre as quais recomendo Mundo PC, Compushop, Lifecom, Genesis, e algumas localizadas no "Paseo Mariscal Lopez" (mapa) como a Axus. Também o Shopping China (mapa) tem um departamento sortido de produtos de informática, assim como a conhecida loja Studio Center (mapa), mas tenha em conta que estas são lojas de departamento e não necessariamente especializadas em produtos informáticos.

Uma lista mais completa de lojas de informática em Pedro Juan pode ver AQUI.

SALTO DEL GUAIRÁ

Em Salto recomendo que vá diretamente ao Shopping Salto (mapa) e la dentro na loja NaveShop que é filial de Ciudad del Este, onde tem um estoque amplo de informática. Saindo daqui a poucos metros vai estar no Shopping China (filial salto) que também tem uma seção dedicada à informática.

No centro da cidade tem a Brasilia Import, Computronic, Elite, Mega Importados e Tower´s com setores dedicados à informática e periféricos.

Uma lista mais completa de lojas de informática em Salto pode ver AQUI.

ASUNCIÓN

Na capital do Paraguai estão as lojas Microlider e Audio 3C na Galeria Central (mapa), a Accemovil, Compuservice e Pc Tronic (filial de Ciudad del Este) no Asunción Super Centro (mapa). No Shopping Mariscal Lopez (mapa) está Compumarket. Alem destes shoppings ha boas lojas de informática espalhadas pelo centro e arredores como a Big Manzana especializada em produtos da Apple, Candia Cardoso, Data Lab, PCIzzi e Fastrax (matriz) que somente vendem informática por atacado.

Em Asunción também ha varias lojas que se dedicam à venda e recarga de toners e cartuchos para impressoras laser e deskjet, pode ver uma lista AQUI.

Uma lista mais completa de lojas de informática pode ver AQUI

ENCARNACIÓN

Nesta cidade ha algumas pequenas lojas especializadas em informática na "Zona Alta", como PC Bits, e algumas pequenas lojas que vendem acessórios no Novo Circuito Comercial (mapa) como a PC Stock, CTI e Budy Net.

A maior parte de lojas de eletrônicos do Novo Circuito vende notebooks, tablets, impressoras, mouses e outros acessórios para informática, mas não são especializadas neste segmento. Entre estas lojas estão Mar del Plata, Litani y Nadia, Naila Center, Electronica Bolivar e Libano.

Uma lista de lojas de informatica em Encarnación AQUI

PAGAMENTO DE IMPOSTOS

A Cartilha da Receita Federal diz "Componentes de informática, exceto memória: 01 (um item), Memória para computador: 02 (dois pentes);". Além do mais existe uma limitação de U$ 300 acima da qual o turista irá pagar imposto de 50% sobre o que exceder esse valor. No caso de viagens aéreas, este piso sobe para 500 dólares. Não é permitido somar as cotas de amigos e familiares. Por exemplo, comprar um computador de U$ 600 e dizer para o fiscal "isto aqui comprei junto com a minha mulher", não vai colar e você vai pagar 150 dólares de imposto.

Bem pessoal, por enquanto é só, boa viagem ao Paraguai e aproveitem as dicas.






©MEUCAT 2001-2017 - Os direitos humanos deste site estão registrados no 7 Cartorio de Curitiba Contato
Sobre Nós Política de privacidade - WEB Desing by MEUCAT Enterprises Inc. Corp. - BRAZIL - TWITTER