PRODUTOS ELETRÔNICOS NO PARAGUAI

O que está procurando?:
Para melhores resultados, NÃO use plural nem 'de' 'com' etc.
NOTEBOOKS CELULARES PNEUS ROUPAS PERFUMES TENIS TABLETS PESCA
INFORMATICA ELETRÔNICOS FERRAMENTAS BRINQUEDOS MAGAZINES
ELETRODOMESTICOS
FACEBOOK TWITTER YOUTUBE


AUTO SOM - SOM AUTOMOTIVO

AutoSom
Veja lojas
AERO MODELOS

AeroModelismo
Veja lojas
CALCULADORAS

Calculadora
Veja lojas e preços
CAMERA DIGITAL

Camera Digital
Veja lojas e preços
DVD CD Virgem

DVD virgem
Veja lojas e preços
DVD PLAYER

DVD Player
Veja lojas e preços
FILMADORAS

Filmadora
Veja lojas
MP4 PLAYER

MP4
Compare preços
GPS

GPS
Compare preços
TV PLASMA

TV Plasma
Veja lojas e preços
PROJETORES

Projetor
Compare preços
CELULARES

Telefone Celular
Veja lojas e preços


Nas principais lojas do Paraguai

CENTRO DE PIONEER
Centro de Pioneer Paraguai
CASA BO
Casa BO Paraguai
TCHE LOCO
Tche Loco Paraguai
MADRID CENTER
Madrid Center Paraguai
CASA NISSEI
Casa Nissei Paraguai
ECO MANIA
Eco Mania BOSS Paraguai


Guia básico para comprar PRODUTOS ELETRÔNICOS no Paraguai


Falar em viagem ao Paraguai é quase como dizer "comprar eletrônicos", tal a fama que o Paraguai ganhou perante os países da região como centro destes produtos importados. Quase todas as lojas da fronteira têm pelo menos uma seção de "eletrônicos" à vista, dada a procura destes produtos por parte dos turistas.

O grande atrativo é sem duvida o preço, muito mais baixo que os similares no Brasil, Argentina e Uruguai. Esta diferença se deve a vários motivos, dentre os quais o principal é o baixo valor dos impostos cobrados pelo governo do Paraguai nas lojas da fronteira. Outro fator é o volume de compra massivo que fazem os comerciantes em Miami (FL) Estados Unidos, o que permite obter preços muito mais em conta. O terceiro fator é a grande facilidade que tem os lojistas da fronteira para obter produtos chineses "similares" às das melhores marcas, devido a que muitos atacadistas no Paraguai são eles mesmos chineses com sólidos contatos no oriente, Taiwan e Hong Kong. Se juntarmos tudo com milhares de lojistas de origem árabe-libanesa que tem uma tradição milenar na arte da compra-venda, obteremos um lugar sem paralelo em América do Sul.

Hoje está ficando difícil diferenciar o que é um "eletrônico" de um produto de "informática" ou de "celular", pois todos eles convergem para um ponto em comum nos "tablets". Mas neste caso iremos chamar de "eletrônicos" aquilo que o turista normalmente conhece como tal, ou seja, home theaters, aparelhos de som, calculadoras, filmadoras, câmeras digitais, DVD player, aparelhos de MP3, som para carro, projetores e outros que não se encaixam nas categorias de "informática" ou "celulares".

CIUDAD DEL ESTE


Ao entrar na cidade pela Ponte da Amizade podemos ver uma grande avenida. O pessoal costuma dizer que "a parte da direita é para os turistas, a parte da esquerda é para os sacoleiros". Embora não seja totalmente verdadeiro, tem certa lógica, porque os shoppings com os cartazes maiores e mais bonitos estão pelo lado da direita. Mas a MonaLisa por exemplo fica à esquerda (mapa), e ela não é uma loja para sacoleiros, da mesma forma que o Shopping del Este (mapa) e o Vendôme (mapa), portanto é uma regra cheia de exceções. Costuma-se também dizer que "na parte da direita os produtos eletrônicos são mais caros", mas lá quase todas as lojas são de árabes, e eles tem uma tradição milenar pela pechincha, é só questão de conversar. Além disto, ha mais variedade de produtos eletrônicos nas lojas da parte direita.

A quantidade de lojas e produtos é tão grande, que vou recomendar fazer o que eu mesmo faço: NÂO COMPRE NO PRIMEIRO IMPULSO!. Viu alguma coisa que gostou e lhe pareceu barato? Então AGUENTE firme e espere. Primeiro percorra a maior quantidade de lojas que puder e pergunte o preço deste produto, anote as lojas onde achou melhor preço e garantias, e somente então tome a decisão de comprar ou não o produto. Geralmente faço isto durante a manha, e decido pela compra após o almoço, onde já tenho a loja e o endereço certos. Vou tentar lhe orientar aqui para que não gaste muito tempo indo de um lugar para outro à toa. As lojas que vendem eletrônicos estão espalhadas uniformemente por todo o micro centro, então não ha mais remédio que caminhar um bocado.

Câmeras digitais e filmadoras profissionais, vá primeiro na Monte Carlo e na Audio Phone. Aqui vai achar os produtos de melhor qualidade, assim como acessórios como filtros, tripés e lentes. Aparelhos de som profissionais, vá primeiro na casa Tentaciones que é representante autorizada de marcas como Denon, Teacs e Marantz e logo nas lojas Centro de Pioneer e Pioneer Inter com produtos muito sofisticados nesta linha de audio / video. Para a linha Controle remoto profissional vá na Gaba Hobby, para a linha automotiva na M1 Motors.

Se você não está procurando nada profissional, mas apenas filmadoras ou câmeras digitais, DVD player, MP3, MP4, MP7... até MP30, ou som para seu carro, vá primeiro na Mega Eletrônicos, pois além de ter um estoque impressionante, tem um histórico muito bom de atendimento aos turistas, depois vá para a Planeta Shop, Casa BO, Bak, MTT Trading que é representante oficial da marca Panasonic, Tche Loco, Santa Marta, Casa Nissei e Orange Cool. Todas estas lojas ficam no lado esquerdo, nas galerias Jebai (mapa), Lai Lai, Shopping Vendome e Shopping Internacional, que estão colados um ao outro num pequeno e super-movimentado quadrilátero.

Recomendo especialmente visitar a Galeria Jebai, pois la dentro tem um leque impressionante de jeringonças eletrônicas de todo tipo, como por ex. sofisticados aparelhos de CD e DVD mas que por fora parecem antigas vitrolas de 1950, coisas deste tipo. Muito perto dali também estão os Shopping Hijazi, Barcelona, Ibiza e WHU que também tem muitas lojas de eletrônicos bem apresentadas. Observe a dica que lhe dei: todas estas lojas e shoppings estão (relativamente) perto umas das outras no lado esquerdo.

Se você NÃO sabe o que está procurando, mas quer ver novidades ou algo que possa lhe interessar, vá para o lado direito da cidade no Shopping Americana (mapa) pois ali ha uma concentração enorme de lojas de eletrônicos, e você estará num ambiente com ar condicionado e relativamente calmo (aliás "calmaria" é um produto escasso nesta cidade, por isto dê valor a ele). Ainda tem a vantagem de sair na rua, andar alguns metros, e entrar em outros shoppings e lojas atolados de eletrônicos até o teto como o Shopping Santo Domingo, Shopping Bonita Kim, Shopping Rahal, Madrid Center, Galeria La Paloma (mapa), Shopping Mina India e Shopping King Fong (mapa). Ao clicar nos links destas galerias, vai ver quais lojas de eletrônicos tem cada uma delas. Neste lugar também ha uma grande concentração de lojas especializadas em instrumentos musicais sintetizadores, equalizadores e mixers, como a Musical Center, Mundo Musical e Star Music.

-

Uma categoria intermediaria são os "mini-magazines", que é como dizer uma MonaLisa em miniatura. São lojas com uma decoração impecável, ar condicionado e bonitas funcionarias que vendem de tudo um pouco, desde perfumes e bebidas até roupas, e como não pode deixar de ser, também muitos eletrônicos. As maiores e mais conhecidas são a Casa China e NaveShop, outras são MixShop, Shopping Hill e Forli no centro, e Macedonia, Tudo Livre e La Petisquera que alem do centro, estão também no Shopping del Este. NaveShop é conhecida por causa das promoções que faz durante os "BlackFriday" ou dias de desconto especial, entre em contato com eles para ver as datas.

As grandes lojas de informática como Nave, Master, Advance ou Compubras também vendem muitos produtos eletrônicos (por ex. se você considerar tablets como sendo eletrônicos). Muitas delas vendem até eletrodomésticos como ar condicionado split, por tanto não perderá nada com dar uma fuçada la dentro.

Se você pretende ser um sacoleiro disposto a suar por preços baixos, então pode começar indo direto para as galerias Zuni, Esperanza, Pagé (que alias agora se chama UniAmerica) e Federal, todas elas inter-conectadas num único quarteirão que parece um formigueiro humano (mapa). Lá tem eletrônicos misturados com roupas, ferramentas, bazar, brinquedos e bugigangas aos milhares e poderá pechinchar à vontade com os árabes que são maioria por aqui. Vai achar lojas como Delta Eletrônicos, Mundo das Pilhas e Mundo das Lâmpadas. De quebra, poderá se espremer nas minúsculas passagens deixadas pelos camelôs na calçada e sentir o cheiro de churrasquinhos, mandioca assada, frango e x-burguer que são preparados ali mesmo em tempo real.

Outro lugar para o sacoleiro se castigar é descendo uma quadra para o lado da ponte e andar perto do Shopping Asia na região dos auto-serviços. Aqui não tem pechincha, os donos são quase todos chineses e eles não conhecem este palavrão, então é olhar, calcular e levar (ou não) a mercadoria. Às vezes a gente acha por aqui preços incrivelmente baixos.

Fora do centro da cidade também pode achar boas lojas de eletrônicos, uma delas é a Senki que tem produtos para áudio car (ou auto som), e se você caminhar 1 km. terra adentro na av. San Blas vai achar o Shopping Corazón (mapa) com uma seção (muito) grande dedicada somente a eletrônicos. Se andar mais 1/2 km nesta mesma estrada vai chegar no lugar onde se concentram as grandes lojas de pneus (mapa), onde algumas delas também vende grande variedade de produtos audio para carros como Paco Autocentro e Ferrari Pneus.

PEDRO JUAN CABALLERO

Nesta cidade, se você não estiver de carro pode penar um pouco para conhecer todas as opções de eletrônicos. Isto porque o grande Shopping China que tem a maior variedade de eletrônicos fica a 5 Km. do centro da cidade (mapa), onde estão todas as outras lojas e shoppings contra as quais você pode querer comparar os preços. Então imagine se você primeiro pesquisa no centro, logo vai até o Shopping China para comparar preços, e decide voltar ao centro porque la era mais barato. Vai ser complicado.

Eu não posso lhe dar dicas sobre onde é mais barato, pois não existe uma regra. Oras pode ser mais barato num lugar, e no dia seguinte em outro lugar. Para piorar, não ha uma linha de ônibus no Paraguai que possa levar você do centro até o Shopping China, então se não estiver de carro somente resta pegar um taxi ou moto-taxi. Talvez atravessando para Ponta Porã (é do outro lado da rua) tenha algum ônibus que liga para o S. China, terá que perguntar.

De qualquer forma, se vai comprar eletrônicos aqui, você tem que olhar no Shopping China e colado nele a Mega Auto Som que tem som para carros e ainda instalam na hora enquanto você compra no shopping. Já no centro da cidade tem a obrigação de ir no Studio Center. Outras opções no centro são Casa Maringá, Motorola Center, Mega Electronicos (que não tem nada a ver com seu homonimo em Ciudad del Este), Shopping Seiko, Color Shop e Top Center, e também no Shopping West Garden (mapa) que tem lojas muito boas como a Gênesis.

A rua principal da cidade onde se localizam todas estas lojas é a Av. Dr. Francia, que é justamente a que divide Pedro Juan de Ponta Porã. Mas na rua paralela a esta avenida, chamada Av. Mariscal Lopez (nome do presidente durante guerra do Paraguai), também ha muitas lojas de eletrônicos que pode visitar, como a Music Center, Jazmin Center e Salem, e também tem o "Paseo Mariscal Lopez" (mapa) com lojas como a Axus que tem bom estoque de eletrônicos

Uma lista mais completa de lojas de eletrônicos em Pedro Juan pode ver AQUI

SALTO DEL GUAIRÁ

Supondo que vai chegar a Salto entrando pela ponte Ayrton Senna, pouco depois de passar a aduana do Paraguai está o Shopping América (mapa), onde recomendo que faça uma parada para conferir os preços. La dentro tem a Casa Nippon, Abude Center, Brasil Digital y muitas outras. Do lado do Shopping América ficam as galerias Barcelona I e II com algumas lojas de eletrônicos.

Indo para o centro, uns 2 km antes vai chegar aos Shoppings Salto (mapa) e Shopping China (filial Salto), que estão lado a lado. Aqui também tem muitas opções para ver e comparar preços como as lojas Beta Eletrônicos, NaveShop (que é a mesma de Ciudad del Este) e Casa Simon. Novamente é conveniente chegar de carro, caso contrario terá que recorrer aos taxis ou moto-taxis na cidade, já que as distancias não são pequenas. Em toda esta região foram construídos lojas e shopping centers de todos os tipos e tamanhos (muitos ainda em acabamento), mas não é muito provável que ache preços mais baratos que aqueles dentro do Shopping Salto.

Em todo o trajeto para o centro da cidade vai achar muitas lojas que vendem eletrônicos, como a Bless Import, e até o grande shopping da Queen Anne, que provavelmente estará pronto no fim do ano. Já no centro, tem a casa Tower´s, a Paraná Import, de novo Queen Anne (matriz) sempre lotada, e varias outras ao longo da Av. Paraguay como Casa Roma e Mega Center Digital.

Uma lista mais completa de eletrônicos em Salto del Guairá pode ver AQUI.

ASUNCIÓN

Falou em eletrônicos na capital do Paraguai, falou na famosa "Galeria Central", que não por acaso fica no centro (mapa). Aqui se concentram lojas com preços muito atraentes e bem sortidas. Recomendo a Audio 3C, Microlider, Rafacel e Nano Mart. Se você sair da galeria pela "calle Estrella" vai cair na "Galeria Estrella" que é especializada em celulares, mas que também tem bastante eletrônicos, mas se se sair pela "Calle Palma" então vai cair na loja Araverá que tem muita coisa a oferecer a preços bastante em conta.

A umas 3 quadras está outro ponto importante de eletrônicos que é o shopping Asunción Super Centro (mapa) com muitas lojas de eletrônicos entre as que recomendo Compuservice, PC Tronic (que é filial de Ciudad del Este), Redcomp e My World.

Caminhando umas 6 quadras pela "calle Palma" frente à Ferreteria Nueva Americana (mapa) tem uma serie de lojas de eletrônicos muito bem sortidas e gerenciadas por coreanos que vale a pena visitar. La tem maquinas fotográficas, filmadoras e DVDs com bons preços. Logo estão os grandes shopping centers, quase todos afastados do centro como o Mariscal Lopez (mapa) e Shopping del Sol (mapa), com lojas de eletrônicos como a Radio Shack.

Finalmente, temos a região conhecida como "Pettirossi" (mapa) que fica afastada do centro e que tem muitas lojas e galerias ao estilo de Ciudad del Este, com preços e qualidade mais populares. Nesta região um local bom para bichar é a Galeria San Antonio (mapa) pois lá so tem produtos eletrônicos.

Os preços de eletrônicos em Asunción são entre 5 e 10% mais caros que Ciudad del Este (o que alias também acontece com quase todas as outras cidades da fronteira), mas tem a vantagem de poder levar ao Brasil por U$ 500 sem pagar impostos (tem que ser por via aérea, se não o limite cai para U$ 300).

Uma lista mais completa de lojas de eletrônicos em Asunción pode ver AQUI.

ENCARNACIÓN

Noventa e nove por cento das lojas de eletrônicos em Encarnación estão concentradas no Novo Circuito Comercial (mapa). Recomendo Mar del Plata, Casa Suiza, Bolivar Eletronica, Naila Center, Litani y Nadia, Marisol Center, Electronica Libano e Electronica Paris que é especializada em instrumentos musicais. Na parte de relogios e joias, uma boa pedida é a loja Relojeria Angelo

Todas as lojas aceitam como moeda o dólar americano, o peso argentino e o guaraní paraguaio sem problemas, mas fazem sua própria taxa de cambio à favor deles. Muitas aceitam também o real brasileiro, alem disto tem pessoas que fazem cambio de moedas na rua a qualquer momento.

PAGAMENTO DE IMPOSTOS

A Cartilha da Receita Federal diz muito resumidamente "Eletrônicos 02 (dois itens)" e mais nada. Além do mais existe uma limitação de U$ 300 acima da qual o turista irá pagar imposto de 50% sobre o que exceder esse valor. No caso de viagens aéreas, este piso sobe para 500 dólares. Também saiba que não é permitido somar as cotas de amigos e familiares. Por exemplo, comprar um aparelho de U$ 600 e dizer para o fiscal "isto aqui comprei junto com a minha mulher", não vai colar e você vai pagar 150 dólares de imposto.

Mas aqui se abre todo um leque para pôr à prova o famoso "jeitinho brasileiro". Nos foros de discussão e no Facebook vai ver pessoas perguntando "o que acontece se eu compro um som para meu carro, mando instalar lá mesmo e depois atravesso a fronteira?", ou ainda "se eu entrar sem nenhuma câmera fotográfica e depois voltar trazendo uma pendurada no pescoço a alfândega vai implicar?". A resposta a estas perguntas é "depende".

Câmeras fotográficas, calculadoras, celulares, relógios e outros itens pessoais estão fora da cota de U$ 300 pela Portaria 440 da Receita Federal que pode ver AQUI, mas filmadoras e "computadores pessoais" (não diz se notebooks estão ali dentro) estão sujeitas a tributação. Além do mais, se a fiscalização suspeitar que você está querendo trapacear pode se dar mal. Um som de qualidade regular no carro pode passar, mas um que evidentemente seja muito novo e de valor muito alto num veiculo usado pode dar problemas, se você não puder comprovar que já tinha originalmente no carro.

Bem pessoal, por enquanto é só, boa viagem ao Paraguai e aproveitem as dicas.




©MEUCAT 2001-2017 - Os direitos humanos deste site estão registrados no 7 Cartorio de Curitiba Contato
Sobre Nós Política de privacidade - WEB Desing by MEUCAT Enterprises Inc. Corp. - BRAZIL - TWITTER