O que procura?

....

Compras, lojas e shoppings em Rivera - Uruguai

DATA:2017-05-06 08:49:56


O outro lado das compras na fronteira: Rivera no Uruguai, e Santana do Livramento - RS no Brasil, duas cidades irmãs lado a lado.

No sul do Brasil, visitamos a cidade de Santana do Livramento, colada à cidade de Rivera no Uruguai, conhecida pelos shoppings de importados. Ambas cidades estão separadas apenas por uma avenida sinuosa, onde aparecem vez por outra os hitos de marcação fronteiriça como este aqui da foto.



Como acontece nas cidades de Pedro Juan Caballero (Paraguai) e Ponta Porã no Mato Grosso, o visitante quase sem perceber pode passar de um país ao outro atravessando a calçada.

Rivera atrai compradores brasileiros e argentinos em busca de produtos importados, mas existem algumas diferenças entre as lojas da fronteira do Paraguai e as do Uruguai. A primeira coisa que chama atenção é que em Rivera quase todas as lojas se chamam de "Duty Free - alguma coisa" ou "alguma coisa - Free Shop", a segunda é que lá não tem a variedade e quantidade de produtos eletrônicos que há no Paraguai.



Quase todas as lojas no Uruguai vendem perfumes, cosméticos, bebidas, roupas e eletrodomésticos. Não ha muitas lojas dedicadas a celulares, eletrônicos ou informática. Perguntei por alguns notebooks em varias lojas e não consegui achar, embora em vários locais se podem conseguir impressoras, monitores e alguns periféricos. Talvez isto mude um pouco com a próxima inauguração de uma filial do nosso conhecido Shopping China no centro da cidade, que percebi estão ultimando os detalhes.

O núcleo principal de lojas está na "Av. Sarandí" que faz esquina com a "33 Orientales" (mapa) e se estendem por 3 ou 4 quadras em ambas direções (vídeo acima).

Na rua paralela "Agraciada", na mesma altura, há varias lojas de queijos e vinhos, nos moldes parecidos aos que existem em Puerto Iguazu (Arg) na Tríplice Fronteira. Aqui temos algumas fotos das principais lojas desta região.








Saindo do núcleo principal da cidade 8 quadras, está o "Shopping Siñeriz" (mapa), do tamanho de um grande supermercado, com amplo estacionamento e uma boa rede wi-fi gratuita. Por algum motivo, tive problemas para usar o wi-fi das redes de celulares tanto com o chip brasileiro quanto uruguaio, logo, encontrar uma boa rede wi-fi foi uma benza.



O interior do shopping



Ainda mais longe do centro (aprox. 2,6 km.) e na direção contraria, está o novo "Shopping Melancia" (mapa), localizado num local mais isolado, nos moldes dos conhecidos Shopping China ou similares em Pedro Juan Caballero.





A diferença do "Siñeriz" que é uma única loja, o "Melancia" é um conjunto de lojas, algumas tão luxuosas como as nossas conhecidas SAX ou Monalisa (por ex. a loja La Riviera, veja o vídeo). Durante a semana o shopping tem pouco movimento, mas a partir de sexta feira começam a chegar os turistas, e muitos hotéis de Santana do Livramento oferecem vans para o transporte ida e volta até o Melancia.

E os preços? Devido à natureza e variedade dos produtos (e falta de tempo), não foi possível fazer uma comparação de preços, mas a impressão é que os produtos são um pouco mais caros que no Paraguai. Por ex. uma TV Sony de 60 polegadas que no Paraguai custa entre 1200 a 1300 dolares, lá estava "em promoçao" por 1600.



Rivera também tem um belo cassino no centro (mapa) colado ao Teatro Municipal e ao hotel Rivera Resort, cuja foto pode ver no topo desta página.

As "cidades irmãs" Rivera e Livramento tem uma rica historia em comum. Pessoas de uma cidade trabalham na outra, crianças estudam indistintamente em escolas de um ou outro país, e as pessoas casam e formam famílias entre os moradores como se fosse uma única cidade.

A "Praça Internacional" (mapa) é uma terra de todos, não há uma linha divisória que marque os dois países no meio dela. Num extremo está uma bela "pergola" arborizada, e na outra o prédio modernista de 1960 da Receita Federal, provável obra do arquiteto Lucio Costa.



Foi nesta praça que sem querer gravei um grupo de moças coreografando uma dança sobre "Kangoo-jumps" enquanto percorria a cidade.



Sobre a praça, na frente do prédio da Receita, há uma oficina de turismo da prefeitura de Rivera, onde o guia Marcelo me levou a conhecer os pontos altos de ambas cidades e um pouco da sua rica historia. Sua página Facebook é FronteiraAventuraRiveiramento onde podem entrar em contato.

Do lado do prédio da Receita também há um bom restaurante por quilo chamado "Dom Pedro" que gostei.

É isto aí, boa viagem e boas compras.


RETORNA AO INDICE



©MEUCAT 2001-2017 - Os direitos humanos deste site estão registrados no 7 Cartorio de Curitiba Contato
Sobre Nós Política de privacidade - WEB Desing by MEUCAT Enterprises Inc. Corp. - BRAZIL - TWITTER